quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Moda: um ótimo negócio!

O setor Têxtil abrirá milhares de vagas nos próximos anos! Agora, é preciso ser profissional...

Reprodução

Nunca se falou tanto em moda brasileira, a Semana de Moda e o São Paulo Fashion Week foram a primeira face aparente e glamourosa da virada do setor. Não poderia ser diferente. Nos últimos anos o crescimento do setor têxtil, que engloba a cadeia produtiva, desde fiações, tecelagens, malharias, tinturarias, estamparias até confecções, gerou números a muito não vistos na economia brasileira.
É certo que este é o setor que mais emprega mão de obra feminina e o segundo na colocação geral a empregar trabalhadores no Brasil. São trinta mil empresas que geram 1.500.000 de empregos diretos. Isso coloca o nosso país como o sétimo maior produtor têxtil mundial, garantindo assim o crescimento de novos postos de trabalho nos próximos anos.
Finalmente, os empresários do setor entenderam que é preciso profissionalizar sua equipe, buscando assim maior competitividade no mercado. Estilistas e produtores estão sendo contratados para dar uma cara nova a uma simples camiseta ou a um catálogo de moda. E mais um elenco de profissões participam também desse processo.
Há alguns anos atrás colocar um profissional no mercado era uma tarefa no mínimo demorada, hoje a dificuldade está em conseguir a quantidade de profissionais qualificados que as empresas procuram contratar. E a tendência, já que estamos falando em moda, é que essa situação perdure nos próximos anos, pois segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções, serão gerados dezenas de milhares de novos postos de trabalho.
Enfim, o brilho das passarelas mostra ao mundo a cara da moda brasileira, mas são os motores das máquinas de costura nas fábricas que estão revolucionando o mercado da moda no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário