sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Moda e suas Palavras... Letra "B"

Babado: Pedaço de tecido em tira franzida e costurada à barra de uma peça de roupa, que pode ser saia, manga de blusa, calça ou vestido. Ele pode ser de tecido e estampa diferentes.

Babuche: Chinelos fechados na frente, cobrindo o peito do pé, e sem salto, normalmente feitos de couro. Foram muito usados nos anos 1960 e 1970 e voltaram com força no começo dos anos 2000. São originários dos países árabes e conhecidos também como babuchas.

Baby-doll: Conjunto de dormir composto por blusa com short ou calcinha, feita de malha, seda ou cetim. 

Baggy: Modelo de calça larga nos quadris e justa nas pernas. Foi hit nos anos 1980.

Baguete: Bolsa lançada pela marca italiana Fendi em 1997, que é retangular e fechada por uma grande fivela. O modelo recebeu esse nome porque é levado do mesmo jeito que os franceses carregam o tipo de pão baguete: debaixo do braço.

Balonê: Saia, vestido ou short franzido na cintura, formando um balão e se fechando em direção à barra.

Barbatana: Haste removível ou não, presente em costuras de tecidos duplos que servem para dar sustentação à roupa. É usada em peças como corpetes e vestidos tomara-que-caia. 

Bata: Blusa com modelagem evasê que geralmente vai até o início dos quadris. O modelo com inspiração indiana, feito de tecido fino, ficou popular na moda dos anos 1970. Esse modelo de blusa é muito usado por mulheres grávidas por acomodar bem a barriga. 

Blazer: Paletó com modelagem reta ou acinturada e comprimento que varia da altura do ossinho dos quadris até o alto das coxas.

Blusê: Efeito de costura que se pode criar numa blusa ou num vestido. A parte de cima da peça é mais larga, terminando mais justa e ligeiramente franzida na cintura. 

Boca-de-sino: Calça de barra ampla em forma de sino. Diferentemente da pantalona, ela se abre apenas a partir do joelho. 

Boina: Tipo de boné circular que pode ser produzido em lã, crochê ou tricô. É uma opção charmosa para complementar produções para o frio.

Bolero: Casaquinho aberto, com ou sem mangas, que vai até quase a altura da cintura. Tem origem espanhola. Pode ser usado por cima de camisetas e vestidos.

Bolso Faca: É embutido na diagonal das peças, como calças, shorts e saias, e pode ter barra simples ou com acabamento do tipo viés.

Bombachas: Calças bem largas típicas dos gaúchos.

Bordado Inglês: Pequenos orifícios redondos e ovais, feitos de linha branca em fundo branco, que formam desenhos. 

Botina: A botinha de cano baixo, de couro, fechada por cadarço, botões ou elástico, era moda para as mulheres no século 19, já no século 20, ficou mais popular entre as crianças. 

Bouclê: Fio de textura crespa, original do francês boucler (encaracolar).

Boxer-short: Short com cós, elástico e fendas laterais, que dão liberdade de movimentos aos lutadores de boxe. O mundo fashion se inspirou nesse estilo e criou versões femininas e infantis.

Bracelete: Espécie de pulseira usada no braço ou antebraço pelas mulheres. 

Brim: Tecido super-resistente e grosso. É utlizado para a confecção de roupas, como calças, saias e casacos, e também na decoração de interiores para forração.

Brocado: Jacquard trabalhado em fios de ouro ou prata. Surgiu do francês broucart (ornamentar).

Burberry: Marca famosa que lançou um tecido impermeável criado por Thomas Burberry, no século 19. Em 1879, desenvolveu um tecido à prova d’água que passava por um processo químico antes da tecelagem. Ele chamou o tecido de gabardine e hoje as capas Burberry de gabardine são muito desejadas e compradas no mundo todo.

Fonte: manequim.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário