quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Moda e suas Palavras... Letra "C"

Cacharrel: Blusa de malha fria, de toque macio, com gola alta e justa ao corpo. A origem do nome é inexplicada e não possui relação com a grife francesa Cacharel.

Cache-coeur: Decote cruzado, também conhecido como envelope, usado em blusas com ou sem manga e em vestidos. É ótimo para algongar a silhueta e disfarçar seios grandes.

Cachecol: Tira longa e estreita, geralmente feita de lã, seda ou outro tecido. Como é enrolado no pescoço, o cachecol pode proteger do frio em dias de inverno ou servir para dar charme ao look.

Caftã: Túnica longa com mangas amplas que pode ser utilizada por homens e mulheres. Há versões lisas, estampadas e bordadas.

Calça Capri: Peça feminina com o comprimento mais curto nos tornozelos, muito usada nos anos 1950. Ela recebeu esse nome em homenagem à Ilha de Capri, balneário italiano. 

Calção: Essa peça do guarda-roupa masculino, um tipo de short mais largo com pernas mais compridas, foi usada na Europa, no século 16 e tinha comprimentos e modelos diferentes, podendo ser bufantes ou enfeitados. Os gibões acompanhavam o calção. Com o tempo, o calção deixou de ser uma roupa diária e virou roupa debaixo ou para o banho de mar. É conhecido hoje como sunga.

Cambraia: Tecido que pode ser produzido em linho e algodão.

Camurça: Derivado do couro, esse tecido tem superfície aveludada devido ao processo de polimento que a pele do animal é submetida. Com aspecto rústico, ele pode ser empregado em calçados, bolsas, chapéus e casacos.

Canga: Peça de tecido leve de tamanho retangular usada pelas brasileiras como saída de praia. Estampada ou lisa com franja ou adornos nas barras, a canga geralmente é vestida enrolada, amarrada lateralmente ou como frente-única. 

Cânhamo: É do cânhamo, herbácea da mesma família da Cannabis saativa (popularmente conhecida como maconha), que esse tecido é feito. Sólido e resistente, esse material faz um tecido brilhante e suave.

Canoa: Decote raso, que vai de um ombro ao outro e lembra a forma de uma canoa. 

Canutilho: Miçanga de forma alongada e com brilhos para enfeites e guarnições de vestuário feminino.

Capote: Capa ou casaco longo, que pode ter ou não capuz, feito de diversos tipos de tecido, de preferência pesados para proteger do frio e da chuva.

Capuz: Peça do vestuário que cobre a cabeça.

Cardigã: Casaco ou suéter sem gola com abotoamento frontal. Tem o decote redondo ou em V e suas mangas são sempre compridas.

Casa de abelha: O desenho desse tecido parece com favos de mel.

Casaqueto: Refere-se a qualquer casaco curto, de qualquer modelo.

Cashmere: Lã fina e macia feita do pelo da cabra da região de Caxemira, na Ásia. O fio pode ser puro ou misturado a outras lãs e tecidos. 

Casimira: Tecido encorpado de lã.

Cetim: Tecido brilhante, macio e liso de origem chinesa.

Chambray: Similar ao índigo, o tecido 100% algodão é feito com fios tintos de azul-claro. 

Chamoix (Camurça): Tecido feito de qualquer matéria-prima (principalmente algodão) acabada em flanelagem. Imita a pele de camurça e o veludo.

Chaton: Aviamento com aspecto de pedra, tem uma das faces plana. Feito para bordar ou colar sobre o tecido.

Chemisier: Peça do guarda-roupa feminino com o corte estilo camisa. Usada como vestido.
 
Chenille: Felpudo de algodão utilizado em roupões e colchas.
 
Chiffon: Tecido extremamente leve e fino. É feito de seda, lã ou fibras sintéticas. 

Chulear: Costurar o tecido para dar um acabamento nas bordas e evitar que o pano desfie.
 
Clean: A palavra significa limpo, em inglês. Na década de 1980, foi utilizada para definir um estilo de roupa com corte simples, feita de cashmere, seda e linho. Cores sóbrias, como preta, branca e cinza, completam o look minimalista, que tem a grife Calvin Klein como uma das principais representantes.

Cloche: Modelo de chapéu que tem a forma de um sino. O acessório foi destaque nos anos 1920.
 
Colete: Peça do vestuário caracterizada inicialmente pela ausência de mangas, fechamento simples ou cruzado com abotoamento frontal.

Cordonê: São cordões torcidos, geralmente feitos de fios de algodão ou de seda. 
 
Corpete: Também conhecido como corselete, é um item do vestuário feminino que se ajusta ao peito e pode ter ou não armações de barbatana. 

Cós: Tira de tecido que circunda certas peças de vestuário, principalmente calças e saias, na altura da cintura. 
 
Cotelê: É um tecido estriado, de algodão ou raiom, com pêlo de veludo. 

Cotton: Do inglês algodão.
 
Crepe: Apresenta um aspecto enrugado.
 
Crochê: Artesanato que trança fios com uma agulha de ponta em forma de gancho. O tipo de linha e o ponto utilizados formam um tecido parecido com a malha e a renda.
 
Croco: Couro natural ou sintético de textura inspirada na pele de crocodilo.  
 
Croqui: Desenho de uma roupa ou acessório feito à mão.
 
Cru: Nome dado aos tecidos, geralmente de algodão, que têm um aspecto rústico. 
 
 
 
Fonte: manequim.abril.com.br
 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário