domingo, 11 de setembro de 2011

Spa dentro de casa......

Conheça alguns produtos que saem do prato e dos armários de casa e vão diretamente para o rosto, corpo e cabelos!!!!

Dê uma olhada para dentro da geladeira e vasculhe os armários da cozinha atrás de alimentos com potencial cosmético. Por lá, você certamente vai encontrar algum ingrediente que possa se transformar em loção hidratante, máscara nutritiva ou esfoliante. Se você nunca se lambuzou de mel ou aplicou leite e açúcar no rosto para uma pele mais lisa, esta é sua chance.
De olho na saúde
Cuidados na hora de preparar sua máscara:

* Conheça a procedência das frutas e outros ingredientes usados nas máscaras para evitar possíveis contaminações por agrotóxicos. “Os alimentos orgânicos são sempre mais recomendados”, explica a esteticista Célia da Luz. Prefira usar frutas com casca, pois o risco de contaminação é menor. 

* Evite usar na pele frutas cítricas ou que contenham óleo, como limão, laranja ou figo. Em contato com o sol, os ativos dessas plantas podem manchar ou provocar sérias queimaduras na pele. O ideal, segundo a dermatologista Vanessa Nunes, é perguntar para o seu médico sobre o uso desses cosméticos naturais.

* A escolha dos produtos deve levar em conta o tipo de pele e os resultados esperados. Óleo de amêndoas ou nata, por exemplo, devem ser evitados nas peles jovens com acne. Pessoas com peles maduras, que apresentem alguns tipos de descamações ou verrugas, devem evitar fazer esfoliação, pois o processo pode machucar gravemente a pele. 

* Para esfoliar a pele, evite produtos muito abrasivos como o açúcar cristal, que podem machucar. Prefira os mais delicados, como aveia.

Segundo a dermatologista Vanessa Nunes Rodrigues, da Clínica NewDerme, tratamentos caseiros uma vez por semana ajudam a melhorar o aspecto da pele, lembrando que, no entanto, não substituem tratamentos cosméticos convencionais.
 
 
Image Source/Sandro Hyams/Folha Press
 Image Source/Sandro Hyams/Folha Press /

* Hidratar a pele: uma boa dica é uma máscara à base de banana, pelos efeitos nutritivos da fruta. A mistura deve agir por aproximadamente 20 minutos. Terminada a aplicação, é só lavar o rosto com água fria para fechar os poros. Se fizer a máscara durante o dia, lembre de aplicar filtro solar para a proteção.


Argila:
Outra forte aliada nos tratamentos caseiros é a argila. “Além de ser rica em sais minerais, a argila tem algumas propriedades específicas de acordo com a cor escolhida. 
* Verde: Combate a oleosidade.
* Branca: Atenua manchas. 
* Rosa: Pode ser aplicada em peles sensíveis. (explica Célia da Luz, esteticista do Gaya Yoga SPA). 

Preparação da máscara de argila:  Basta misturar uma colher de sopa do produto com um pouco de água mineral ou filtrada. Depois de aplicar, é só esperar a argila secar e lavar com água corrente. 
“É im­­portante ficar com o rosto relaxado du­­rante a aplicação, para a argila não ma­­chucar a pele”, diz Célia. Ela destaca a importância de comprar argila em casas de produtos naturais, para evitar material contaminado.










 Fonte: gazetadopovo.com.br/viverbem

Nenhum comentário:

Postar um comentário