Usar um sapato que não ficam firmes no pé ou que comprometem a utilização dos pedais rende multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira de habilitação.
PODE: Praticamente todos os sapatos masculinos podem ser usados para dirigir. Somente aqueles com bico mais alongado não são recomendados porque podem comprometer a transição do pé de um pedal para outro.
PODE: O sapato preso ao pé, sem salto e sem bico fino é o mais indicado. Sempre observando se o solado não é muito liso, podendo escorregar no pedal. Isso vale também para as Sandálias rasteirinhas presas ao pé.
NÃO PODE: Os saltos comprometem os movimentos, limitam a flexão do tornozelo e prejudicam a sensibilidade, já que impedem que o calcanhar encoste no chão e quanto mais fino o salto, pior. Isso vale para as sandálias e os fechados como scarpin. Calçados com bico muito fino, há risco de enroscar nos pedais.
EXISTE CAUTELA: Se o salto incomoda, a motorista logo prefere ficar descalço. Está certo, mas alguns médicos não recomendam porque os pés são mais sensíveis e ficam propensos a reagir ao menor estímulo.
NÃO PODE: Esse tipo de salto é considerado menos perigoso do que os saltos finos. O que pesa contra ele é a acusação de diminuir a sensibilidade. E a ação dos pés está muito ligada a isso. Muitas motoristas acabam se
adaptando, mas há riscos.
NÃO PODE: Causam instabilidade e ainda podem se prender sob os pedais.
Fonte: Gazeta do Povo - caderno automóveis
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